Mal do século




Algo bem interessante aconteceu quando eu apenas escrevi "mal do século" no Google e já veio a opção de depressão junto. A tão conhecida "mal do século".
Eu sempre achei que todos os sintomas relacionados a depressão, como os dos transtornos da alma fossem novidades dessas últimas décadas ou do século. Sempre pensei que fosse algo novo. Um mal que está afetando tantas pessoas, mas ninguém sabe de onde veio e para onde vai.
Até que, através de uma leitura, me fez pensar que essas doenças da alma sempre existiram. Com certeza tinham outro nome, mas já fazem parte da humanidade, desde quando o homem decidiu trilhar o seu próprio caminho.
Muitos, que se dizem cristãos, talvez digam que é culpa do pecado ou do homem longe de Deus. Mas posso revelar através de algumas referências, das Escrituras Sagradas, que grandes homens que serviam a Deus, também tiveram depressão.
Vou começar com o grande rei Davi. Ele escreveu vários textos, que hoje conhecemos como salmos.
Salmos podem ser cânticos de louvor, poemas, lamentos, salmos de sabedoria etc. Como exemplo para o salmo de Davi:


Salmos 6 - ARA*

1 não me repreendas na tua ira,
nem me castigues no teu furor.
2 Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado;
sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados.
3 Também a minha alma está profundamente perturbada;
mas tu, Senhor, até quando?
4 Volta-te, Senhor, e livra a minha alma;
salva-me por tua graça.
5 Pois, na morte, não há recordação de ti;
no sepulcro, quem te dará louvor?
6 Estou cansado de tanto gemer;
todas as noites faço nadar o meu leito,
de minhas lágrimas o alago.
7 Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos,
envelhecem por causa de todos os meus adversários.
8 Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade,
porque o Senhor ouviu a voz do meu lamento;
9 o Senhor ouviu a minha súplica;
o Senhor acolhe a minha oração.
10 Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos;
retirem-se, de súbito, cobertos de vexame.

Imagino qualquer pessoa com dor na alma também escrevendo textos parecidos. Não é porque é rico, filho de reis, inteligente, ou tem fé em Deus, que não sentirá dores, não terá medo, raiva e com certeza dor na alma. 
Eu admiro os salmos por essa transparência, tão natural como a minha e a sua vida. Davi escreveu o que sentia, sua alma pedia socorro e mesmo assim ele não deixou de ser um poderoso rei.
É incrível a descrição de Davi sobre o seu momento de angústia. Mas nunca foi motivo para desistir.

Salmos 31:9-10 - NVI*
Misericórdia, Senhor! Estou em desespero!
A tristeza me consome
    a vista, o vigor e o apetite.
10 Minha vida é consumida pela angústia,
    e os meus anos pelo gemido;
minha aflição esgota as minhas forças,
    e os meus ossos se enfraquecem.

Outras pessoas que passaram por momentos parecidos foram Elias e Jó.

Elias foi um grande profeta e Deus usou a vida dele para fazer muitos milagres. Mas até esse grande homem também teve seu momento ruim, igual a gente. Com medo, deprimido, sem vontade de viver e de enfrentar os problemas. Para o homem que fez tantas proezas, como é que ele simplesmente pôde fugir, ficar acuado e entrar em uma angústia profunda?


1 Reis 19:1-8 - ARA*


1 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:
— Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!
Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim:
— Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.
Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse:
— Levante-se e coma.
Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo:
— Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.

Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.
E a história do homem chamado Jó, que perdeu tudo. Seus filhos, seu gado, suas ovelhas e seus servos, todos morreram de uma só vez. E Jó era conhecido por Deus como homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Como poderia acontecer tamanha desgraça e a pessoa ainda ficar "bem com a vida"? É claro que Jó sofreu bastante.
Jó 30:16-19 - NVI*
16 “E agora esvai-se a minha vida;
estou preso a dias de sofrimento.
17 A noite penetra os meus ossos;
minhas dores me corroem sem cessar.
18 Em seu grande poder,
    Deus é como a minha roupa;
ele me envolve
    como a gola da minha veste.
19 Lança-me na lama,
    e sou reduzido a pó e cinza.
São apenas alguns exemplos de sofrimento, decepção, dor, frustração, angústia, medo, raiva, sentimento de solidão, sentimento que Deus abandonou, completamente desamparado e parece que tudo acabou. Mas nenhum desses homens desistiu, eles sofreram o que tinha que sofrer, mas recuperaram as forças e continuaram a trajetória da vida.
Esses exemplos de vida vieram ao meu coração, para que eu lembre sempre que a depressão pode surgir em qualquer pessoa. Que eu posso respirar fundo e dizer que vai passar. Para que eu possa acreditar em uma vida normal, mesmo que sinta dores na alma.
J.F. 

*ARA (Versão Almeida Revista e Atualizada)
*NVI (Nova versão internacional)
Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?.
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.
O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

Salmos 6:1-10
Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?.
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.
O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

Salmos 6:1-10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque sem Ti, não há vida!

Os imprevistos da vida